Jorge Gonçalves
Farmacêutico(a), Professor(a)
Universidade do Porto
Licenciado em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP). Doutor em Farmacologia pela Universidade do Porto. Post-doc no Institut für Pharmakologie und Toxikologie – Universität Freiburg, Freiburg, Alemanha, como bolseiro da Fundação Humboldt.
Docente da FFUP desde 1985, na área da Fisiologia, Farmacologia e da Farmacoterapia. É Professor Catedrático da área disciplinar de “Ciências Fisiológicas e Farmacológicas”.
Na FFUP, foi diretor e presidente do conselho científico. Foi vice-reitor da Universidade do Porto para a I&D+i. No presente, é diretor do Departamento de Ciências do Medicamento e Responsável pelo Laboratório de Farmacologia.
O seu interesse de investigação centra-se nos mecanismos da comunicação celular e nas formas de as modular farmacologicamente. Inicialmente a sua investigação focou- se na comunicação neuronal. Atualmente, dedica-se ao estudo da comunicação no cancro, em particular nos mecanismos que regulam a transformação tumorigénica e na comunicação entre as células cancerígenas e as células e tecidos não tumorais, nomeadamente na sua contribuição para a imunossupressão no microambiente tumoral. Neste estudo, tem dado especial atenção aos efeitos de fármacos
reposicionados.
É autor de mais de 70 trabalhos publicados por extenso em revistas internacionais com arbitragem editorial.
É membro do UCIBIO – Applied Molecular Biosciences Unit | Associate Laboratory i4HB – Institute for Health and Bioeconomy.
Em 2015 foi agraciado com o grau de Comendador da Ordem Instrução Pública.